18 de Junho de 2020

11 dicas de como limpar a casa rápido!


Limpar a casa é uma tarefa da qual não há como fugir, pois deixá-la suja, além de ser desagradável, prejudica o seu bem-estar. No entanto, nem todo mundo tem tempo para fazer a limpeza, por isso aprender como limpar a casa de uma forma rápida é uma ótima forma de lidar com esse conflito.
Neste artigo separamos 10 dicas de como limpar a casa rápido para você garantir um ambiente limpo e agradável em pouco tempo. Continue acompanhando este artigo para saber mais.

1. Tenha um lugar para cada coisa
Antes de você começar a limpar a casa, é importante realizar um processo: separar um lugar para cada item.
Embora muitas coisas possam ter o seu devido espaço para serem guardadas, alguns itens em pouca quantidade podem não ter um ambiente próprio e muita vezes são colocados em qualquer lugar. O problema disso é que na hora de arrumar a casa, você gastará tempo encontrando um espaço para guardá-lo. Portanto, é preciso que você estabeleça um lugar para todos os objetos como controles, fios, carregadores, vassouras, chaves e outros.

2. Coloque uma música
Esse passo pode parecer sem sentido, mas colocar uma música durante o processo de arrumação é uma ótima forma de motivar-se e fazer com que ele ocorra mais rápido.
A dica é colocar uma música animada, para que você possa se sentir animado também durante a arrumação. Também sugerimos que você coloque uma playlist com as suas músicas preferidas, para tornar o processo mais agradável.

3. Arrume a cama
Depois de colocar a música, é o momento para começar a limpar a casa, e o primeiro passo é arrumar a cama. Essa é uma tarefa de limpeza e organização muito simples, mas ela é capaz de gerar alto impacto durante todo o processo. Além disso, existem vários estudos que mostram as vantagens em se arrumar a cama, dentre elas uma vida mais feliz, um dia mais produtivo e melhor qualidade de sono. Segundo a pesquisa realizada pela National Sleep Foundation, instituição dos EUA especializada em sono, os participantes da pesquisa que arrumaram a cama diariamente conseguiram 19% a mais de qualidade de sono sobre os demais participantes.

4. Separe os itens espalhados por categoria
A próxima etapa para limpar a casa rapidamente é separá-los por categoria. Por exemplo, pegue todos os itens espalhados e coloque em um lugar da casa, separando-os por categoria: cozinha, quarto, banheiro etc. Fazendo isso, ficará mais fácil depois para guardá-los nos seus devidos lugares ao invés de você precisar levar um por um para cada ambiente.

5. Organize os itens nos seus devidos lugares
Com os itens separados, a próxima etapa é organizá-los nos seus devidos lugares, conforme explicamos anteriormente. Nessa parte você deve pegar todos os itens da cozinha e guardá-los para então iniciar a limpeza. Durante essa etapa, as atividades da dica número um precisam estar prontas, pois caso alguns objetos não tenham um lugar específico para serem guardados, não será possível limpar a casa rapidamente.

6. Lave o banheiro
O primeiro ambiente que deve ser limpo é o banheiro. No banheiro, é necessário lavar o vaso sanitário utilizando uma bucha própria para ele e utilizar sabão em pó. Depois limpe a parte externa dele com um pano úmido. Siga limpando a pia, seguindo para as portas e armários. Finalize lavando o chão e trocando o tapete.

7. Lave as vasilhas da cozinha
A cozinha costuma ser o cômodo que suja mas facilmente da casa, pois é nela que é preparada a comida e é o espaço no qual as pessoas passam mais tempo. Sendo assim, o próximo ambiente a ser limpo será ela, iniciando-se pelas vasilhas. Então, lave todas as vasilhas na pia. Certifique-se se de que não há alguma vasilha espalhada pela casa ou até panelas com restos de comida na geladeira. Após lavar todas as vasilhas, seque-as e guarde para não as deixar acumuladas em cima da pia.
Finalize limpando a cuba da pia, a sua superfície, torneira e a parede em volta da área de lavagem.

8. Limpe o fogão
Com as vasilhas da cozinha limpa, passe para a limpeza do fogão. É muito importante que você utilize a bucha do lado contrário para não arranhá-lo. Nesse passo, opte também por um produto de limpeza de qualidade para facilitar o processo. Pode acontecer do seu fogão ter resto de comida agarrada ou gordura. Por isso, optar por um produto de limpeza de qualidade vai otimizar o seu tempo, proporcionar menos esforço e até evitar que o seu fogão fique danificado, uma vez que, quanto mais forte você esfregar, mais poderá arranhá-lo.

9. Limpe as paredes da cozinha
As paredes da cozinha também precisam ser limpas, pois durante a preparação da comida, elas sujam de gordura e se não limpadas com frequência, vão acumular-se e ficar mais difíceis de serem limpas. Durante essa limpeza, você pode utilizar um pano com o auxílio de algum produto para limpá-la. Caso haja alguma mancha ou sujeira difícil de limpar com o pano, você pode utilizar uma bucha para ajudar nesse processo.

10. Limpe as superfícies
Outro elemento que é preciso ser limpo são as superfícies que incluem mesas, racks, balcões ou qualquer outra superfície na sua casa.
Esse passo é simples, você precisa de um pano úmido para retirar a poeira ou um espanador. Além disso, você pode optar também por incluir um produto para deixar as superfícies com brilho e um ótimo acabamento.

11. Varra e passe pano
A última etapa de limpeza da casa é o chão. O chão precisa ser sempre o último elemento a ser limpo, pois as limpezas anteriores levam a sujeira para o chão. O uso de um aspirador de pó é uma excelente alternativa para limpá-lo mais rápido, então, caso você tenha uma rotina cheia, sugerimos investir nesse equipamento.
Além disso, depois de tirar todo o pó do chão, finalize com um pano úmido junto com um produto de limpeza.

O que você achou das dicas de como limpar a casa de forma rápida? Aproveite para conferir o nosso outro artigo sobre limpeza da casa. 

https://www.zuppani.ind.br/blog/limpeza-de-casa-dicas-praticas-de-limpeza-para-a-sua-casa/

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba promoções exclusivas.