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22 de Setembro de 2020

Campanhas publicitárias: dicas para supermercados

Uma campanha publicitária é um conjunto de ações planejadas e executadas com o objetivo de divulgar produtos e serviços. Na verdade, todas essas ações fazem parte do marketing, sendo então a campanha publicitária um projeto de marketing.

Quando se pensa em supermercados, há várias opções de campanhas publicitárias que podem ser bastante rentáveis e atraentes para esse nicho.

Mas quais são os tipos de campanhas publicitárias e o que elas devem ter para garantir sucesso? É exatamente sobre isso que falaremos. Confira!

Quais os tipos de campanhas publicitárias?
Antes de falarmos sobre os tipos de campanhas publicitárias, vamos definir o que toda campanha publicitária deve ter.

O primeiro elemento mais importante em toda campanha publicitária é o objetivo. De fato, o objetivo deve estar muito claro antes da definição de como será a campanha publicitária.

Afinal, o que se deseja com a campanha? Trazer um novo público? Manter o público antigo fiel? Apresentar o novo conceito do supermercado?

Tudo isso deve ser estabelecido antes do início da campanha.

Para se ter uma boa medida do objetivo, é importante traçar metas. Com metas, ficará mais fácil obter a resposta se a campanha foi positiva ou negativa.

O segundo elemento que deve ser considerado é o orçamento, ou seja, quanto de dinheiro se tem para investir na campanha.

Sempre é importante extrair o máximo com o menor número de recursos possível. Porém, é importante ressaltar que algumas economias não são muito inteligentes, portanto, nem sempre economizar tanto nesse momento dá um resultado positivo.

O próximo elemento importante é o prazo. Toda campanha publicitária tem data de início e término. E é justamente durante esse período que se avalia a performance da campanha.
Inclusive, pode-se comparar a campanha atual com campanhas anteriores.

Finalmente, toda campanha publicitária deverá ter um conceito. O conceito nada mais é do que a mensagem que se quer transmitir.

E por último, é essencial que a campanha publicitária tenha um tema, que é a forma como o conceito será transmitido.

Agora que já falamos o que de essencial toda campanha publicitária deve ter, vamos descrever os principais tipos de campanhas publicitárias.

1 – Campanha publicitária institucional
Nesse tipo de campanha publicitária, tem-se a divulgação da marca. O objetivo desse tipo de campanha é divulgar ou fazer a marca ficar conhecida. Portanto, o foco estará na marca e não nos produtos que a empresa vende.

Ou seja, no caso de grandes redes de supermercados, por exemplo, pode-se ter uma campanha que divulgue o que a marca significa, seus valores e a forma como o cliente é tratado em cada estabelecimento.

Mesmo com o país estando em recessão, as pessoas não deixam de se alimentar. Portanto, a ida ao supermercado, mesmo em períodos de pandemia, continua.

Assim, é importante lembrar que como a alimentação faz parte do dia a dia do brasileiro, os supermercados não sofreram com quedas acentuadas nas vendas.

Mais uma vez, cabe lembrar que o que faz um consumidor retornar ou não a um mercado não é somente o preço baixo. Portanto, embora muitos supermercados façam campanhas focando somente em preços, outros aspectos também devem ser mencionados.

Hoje já se sabe que o que uma empresa pensa a respeito do seu cliente, sua filosofia e como o cliente deve ser tratado são fatores essenciais para o sucesso de qualquer negócio, além do preço.

2 – De varejo
Essa é um dos tipos de campanhas publicitárias mais comuns que existem.

O objetivo é vender um produto ou serviço.

No caso de supermercado, as campanhas de varejo são aquelas nas quais os produtos com seus respectivos preços são anunciados, ou que apenas os produtos são apresentados, aguçando a curiosidade do consumidor.

Em momentos de crise no consumo, esses tipos de campanha são bastante importantes.

3 – Promocional
Essa é considerada um tipo específico ou subtipo da campanha publicitária de varejo.

Geralmente, as campanhas publicitárias promocionais têm tempo mais limitado: enquanto dura a promoção, por exemplo.

O objetivo geral nesse tipo de campanha é apresentar preços reduzidos de determinados produtos ou então vantagens para clientes que participarem da campanha de promoção.

4 – Lançamento
Em uma campanha publicitária de lançamento, produtos novos são expostos ao consumidor. A própria palavra “lançamento” geralmente faz parte da campanha.

Após um certo período do lançamento, geralmente há a sustentação do produto ou serviço por um tempo, com o objetivo de mantê-lo ativo e com os consumidores interessados nele.

5 – Campanha para trade
São campanhas voltadas exclusivamente para revendedores. O objetivo é demonstrar como a venda de um produto pode gerar lucro aos revendedores.

Qual é a importância das campanhas publicitárias para supermercados?

Como todo nicho, os supermercados precisam de sólidas campanhas publicitárias, não só para divulgação da sua marca e produtos, mas também para estabelecer uma boa relação com o consumidor final.

Em um mundo em que a publicidade digital ganhou uma enorme importância, com mídias e redes sociais, os supermercados precisam estar com suas marcas sempre presentes e divulgadas.

Embora as compras de supermercados são em sua grande maioria feitas em lojas físicas, o comércio online ganhou bastante espaço recentemente e algumas pessoas continuam fazendo suas compras (ou parte delas) pela internet.

Portanto, não se pode negligenciar o poder e o impacto do mundo de negócios digitais.
Com o estabelecimento dos fatores essenciais, bem como do público-alvo, a campanha publicitária, quando bem-feita, pode resultar não só em maiores lucros, mas também na fixação da marca a longo prazo para o consumidor.

Dicas para uma boa campanha publicitária
Para uma boa campanha publicitária, algumas dicas podem ajudar.

  • Saiba qual é seu público-alvo e a faixa etária;
  • Estabeleça o objetivo;
  • Contrate profissionais calibrados e experientes no mercado;
  • Fique dentro do orçamento, mas não economize em qualidade;
  • Preste atenção em redes sociais e mídias digitais, uma vez que hoje muito da fixação de marcas está no mundo online;
  • Lembre-se de incluir seus parceiros em campanhas publicitárias, uma vez que eles podem ajudar na divulgação da campanha em si;
  • Avalie a campanha publicitária antes, durante e depois, com acesso aos números.

Agora que você já sabe da importância de uma campanha publicitária bem-feita e o impacto que isso pode ter para supermercados, decida hoje mesmo o melhor para sua revenda e colha os frutos de tudo de positivo que o marketing pode trazer a seu negócio.

Agora que você já sabe sobre campanhas publicitárias, confira o nosso artigo sobre: Treinamento de equipe e sua importância! E saiba como realizar um! 

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