28 de Dezembro de 2020

Como fazer a limpeza da casa depois das festas de final de ano?

 

Como fazer a limpeza da casa depois das festas de final de ano?

A limpeza da casa, após as festas de final de ano, pode ser uma verdadeira batalha. Afinal, são vários os aspectos que contribuem para que essa época do ano gere mais lixo e sujeira.

Por isso é muito importante traçar um plano que facilite a sua rotina de limpeza para organizar o seu lar após essas festas. Caso contrário, ela pode levar horas e, ainda assim, apresentar um resultado insatisfatório.

Para garantir que a sua casa receberá a devida atenção após as festas de final de ano, e que isso tomará em menor grau o seu tempo livre, nós trazemos hoje algumas dicas muito importantes para você!

Por que as festas de final de ano geram mais sujeira?

São inúmeros os motivos que fazem com que as festas de final de ano possam, ao mesmo tempo, ser extremamente divertidas e gerarem um verdadeiro pesadelo na hora da faxina.

Primeiramente, considere que é natural que famílias e amigos se reúnam nesse período. Portanto, há maior circulação de pessoas no local, o que aumenta a sujeira.

Além disso, há um consumo muito maior de bebidas e comidas no final do ano. Assim,  gera-se mais lixo com sobras de comida e sujeira com bebidas e alimentos que caem no chão e nos móveis.

Então, durante a limpeza de fim de ano, prepare-se para encarar:

     excesso de lixo gerado por presentes, embalagens de bebidas e alimentos;

     gordura e outros tipos de restos de alimentos e bebidas que acidentalmente vão ao chão ou às superfícies descobertas;

     sujeira comum (mas em maior grau) gerada pela circulação de pessoas.

Preparando-se para a limpeza da casa depois das festas de fim de ano

Para garantir que a sua limpeza consiga alcançar toda a sujeira gerada nas festas de final de ano, nós trouxemos algumas boas dicas que vão não apenas facilitá-la, mas fazer com que ela seja a mais completa possível!

1.   Garanta em casa todos os produtos necessários

Primeiramente, é essencial que você tenha em mãos todos os produtos que irão auxiliar na limpeza da casa depois das festas de fim de ano.

Por isso, considere todos os ambientes e serviços que serão feitos para, posteriormente, certificar-se de que os produtos que são destinados para essas atividades estão disponíveis na sua casa.

Dentre as limpezas essenciais que não podem ser esquecidas estão:

     chão;

     banheiros, pias e vasos;

     louça;

     lixeiras;

     superfícies de móveis;

     piscina e outros ambientes como esse, se for o caso.

A partir disso, então, é possível determinar quais são os produtos indispensáveis para a limpeza da casa após as festas de fim de ano. São eles:

     água sanitária Zupp, para banheiros;

     detergente Neutro Zupp para a limpeza de superfícies e louças;

     limpadores perfumados Zupp para deixar o chão limpo e cheiroso;

     esponjas Zupp para louças;

     saco de lixo Zupp para manter os lixeiras sempre vazias e sem odores;

     limpa Pedras Zupp para o caso de haver piscina em casa, o que permite a limpeza do piso ao redor dela.

2.     Dicas para facilitar a limpeza da casa antes, durante e imediatamente após as festas de final de ano

Bom, agora que você já sabe quais são os produtos indispensáveis para se ter em casa e garantir a limpeza após as festas de final de ano, é chegado o momento de conhecer algumas dicas interessantes.

Elas se aplicam nos períodos pré-festa e, também, durante as festas. Com isso, evitam o acúmulo exagerado de sujeira e lixo. Diminui-se, assim, o serviço no pós-festa e o tempo exigido para a limpeza completa do ambiente.

Por exemplo, mantenha sobre as mesas e superfícies rolos de papel toalha ou sinalize desde logo onde eles estão. Assim, em caso de qualquer tipo de acidente, como na queda de bebidas no chão, é possível que o convidado se adiante e resolva a situação.

Também, não deixe de verificar periodicamente o(s) banheiro(s) para conferir se os lixos ainda possuem capacidade. Caso não, troque-os imediatamente.

Além disso, outra forma de garantir a otimização da limpeza da casa após as festas de fim de ano é espalhar lixeiras ou sinalizar onde estão aquelas para lixo descartável, bem como para restos de comidas. Com isso, seus convidados podem destiná-los ao local correto ao invés de acumulá-los sobre as mesas.

Logo após o término da festa, é desejável que os sacos de lixo já sejam devidamente retirados. Isso evita que eles gerem odores ruins até o momento da limpeza completa.

Igualmente, considere deixar suas louças de molho dentro da pia, especialmente se tiverem sido consumidos alimentos gordurosos.

Para tanto, basta usar um pouco de detergente neutro Zupp sobre as louças e, em seguida, jogar água quente sobre elas. Outra opção é fechar a bacia da pia com a tampa do ralo, mantendo as louças sob a água até o dia seguinte.

3.   Divida a limpeza em etapas

Finalmente, agora que você garantiu ter os produtos para limpar a casa após as festas de fim de ano e, da mesma forma, garantiu formas de limitar ou diminuir a sujeira e a bagunça durante a comemoração, é hora de falar da faxina em si.

Por mais que você tenha tomado cuidado, é óbvio que uma limpeza será necessária. Então, que tal dividi-la por etapas organizadas, de acordo com as urgências e com os cômodos?

Primeiramente, inicie pela retirada de lixos, bem como pela destinação dos que ainda não estão nas lixeiras. Logo em seguida, passe para as louças e para a limpeza de superfícies como mesas e pias

Em seguida, dê atenção ao chão, especialmente nos ambientes em que houve ampla circulação de pessoas. Por fim, passe nos banheiros certificando-se de limpar vasos e pias, bem como o piso dos cômodos.

Com essa organização e com os produtos corretos, a sua limpeza da casa depois das festas de fim de ano se tornará uma atividade muito menos pesada.

 

Agora que você já sabe Como fazer a limpeza da casa depois das festas de final de ano, confira o nosso artigo sobre Como limpar pisos!

 

 

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba promoções exclusivas.