14 de Janeiro de 2021

Como limpar pisos de uma maneira efetiva?

 

O chão é uma das partes da casa que mais exige cuidados e atenção na hora da limpeza, uma vez que está mais propenso à sujeiras que podem circular no ambiente. Como limpar pisos, então, de uma maneira efetiva que mantenha o lar sempre higienizado?

Para isso, existem algumas técnicas e dicas que fazem toda a diferença. Com os produtos certos, você pode manter o chão sempre limpo, sem se preocupar com a proliferação de microrganismos que podem ser extremamente prejudicial à saúde.

Então, para aprender como limpar os pisos, separamos esse artigo completo para ajudar você. Continue lendo para conhecer essas dicas!

Como tirar manchas do piso?

Existem diversos tipos de pisos, e essas diferenças devem ser consideradas no momento da limpeza. Isso porque alguns tipos de produtos podem causar manchas ou danificar o material, alcançando o efeito contrário ao desejado.

Além disso, as próprias manchas normais referentes à circulação de pessoas, queda de alimentos e líquidos, e outros tipos de oscilações na cor e no aspecto do piso, devem ser tratadas de modo diferente, sempre levando-se em consideração o tipo de material do chão. A seguir, separamos como retirar a mancha para cada tipo de piso.

Cerâmica branca

Embora esse tipo de piso seja mais recorrente em chãos de banheiros e cozinhas, ele pode ser utilizado em qualquer cômodo da casa. Em relação aos dois primeiros, contudo, existem algumas características da sujeira que costumam ser comuns.

Por exemplo, esses locais costumam acumular gorduras. Ao mesmo tempo, são propícios ao desenvolvimento e proliferação de microrganismos nocivos à saúde. Portanto, o uso de desinfetantes Zupp combinados com desengordurantes é crucial.

Além disso, para manter o piso de cerâmica branco limpo sempre, é preciso apostar na limpeza pesada semanal. Para fazê-la, basta usar água, vassoura e detergente Zupp, esfregando muito bem o chão. Em seguida, é necessário secar o local com um pano limpo e úmido.

Madeira

Já em relação aos pisos de madeira, também existem algumas dicas específicas e essenciais. Aqui estão incluídos aqueles feitos de tacos, madeira maciça, ou mesmo parquet.

Este tipo de limpeza deve ser realizada com uma frequência maior. No entanto, essa frequência deve ser definida considerando-se alguns parâmetros, como:

     Quantidade de pessoas;

     presença de animais domésticos;

     proximidade com ruas e estradas.

 

Enquanto a limpeza recorrente, para manter a organização da casa, deve ser realizada com vassoura ou aspirador de pó, a limpeza dos pisos deve ser realizada com água, pano limpo e desinfetante Zupp, para deixar o ambiente limpo e perfumado.

Para limpar pisos de madeira, então, é preciso a diluição do desinfetante na água do balde. Com isso, as manchas tendem a desaparecer completamente. Por fim, tenha cuidado em relação à umidade do piso. Deixe-o mais seco possível, uma vez que ele tende a estragar na presença de resíduos aquosos.

Pedra

A limpeza dos pisos de pedra também deve ser feita de uma maneira diferenciada. A textura deles é mais porosa e, por isso, absorve muito mais sujeiras, especialmente quando eles são de cores claras.

Nesses casos, o ideal é utilizar água e detergente neutro Zupp. Além disso, é interessante usar materiais com cerdas rígidas, como escovas de tanque e vassouras piaçavas. Outra opção interessante é o uso do limpa pedras Zuppani.

Laminado

O piso laminado apresenta uma tendência natural para acumular gordura e líquidos, e por isso necessita de uma limpeza especializada e de produtos adequados.

Ao mesmo tempo, especialistas indicam evitar o uso de diversos materiais de limpeza sobre esse tipo de piso, pois isso pode danificá-lo e manchá-lo ainda mais. Dessa maneira, como lidar com as manchas no laminado?

Uma receita caseira pode ajudar a eliminar as manchas do piso laminado, como essa:

     ¼ de copo de vinagre

     ¼ de álcool

     1/4 de água

     04 gotas de detergente neutro Zupp

Misture tudo e borrife no pano de chão para depois passar sobre o piso. Você verá a diferença imediatamente após a primeira aplicação.

Como limpar pisos de mármore?

Finalmente, é chegada a vez dos pisos de mármore. Nesse cenário, deve-se evitar produtos fortes e gordurosos na medida em que o material do chão é poroso e tende a acumulá-los.

Para limpar pisos de mármore, então, aposte na mistura entre 01 colher de detergente de coco Zupp e um litro de água. Depois, passe um pano utilizando essa fórmula e, em seguida, use um outro pano úmido e bem torcido para secar.

Quais produtos usar para limpar o piso?

Conforme já apontado, os materiais e a forma de limpar pisos muda de acordo com o material com que eles são feitos. Portanto, considerando todos os tipos de pisos acima citados, os produtos que podem ser utilizados para uma limpeza completa são:

     Detergente Zupp: pisos de cerâmica, mármore, laminados e de pedra.

     Limpa pedras Zupp: pisos de pedra.

     Desinfetante Zupp: pisos de madeira e de cerâmica.

     Desengordurante: pisos de cerâmica.

     Limpadores perfumados Zupp: pisos de cerâmica e mármore.

Como manter a limpeza do piso por mais tempo?

Por fim, existem alguns hábitos que podem auxiliar na limpeza dos pisos, deixando-os limpos e perfumados. Dentre eles estão:

 

     Evite usar os mesmos calçados na rua e dentro de casa. Com isso, evita-se a circulação de sujeiras que se espalham pelo chão e são invisíveis aos olhos.

     Busque utilizar os tipos de vassouras e panos adequados para a limpeza de cada material.

     Mantenha uma constância no hábito da limpeza, com um cronograma claro para toda a casa que inclua os pisos e leve em consideração as características de cada um.

     Use os produtos de limpeza corretos e de boas marcas, como os da Zuppani.

Agora você já sabe como limpar pisos, e essa tarefa passou a ser muito simples com as nossas dicas.

Dessa maneira, você pode garantir o seu conforto e o de sua família com uma casa cheirosa e confortável, sempre livre de microrganismos nocivos.

Portanto, aposte nos produtos indicados e nas nossas dicas. Fique sempre de olho em qual é o tipo de material que compõe o seu piso e, a partir disso, garanta o sucesso nas tarefas envolvidas na faxina da casa.

 

Agora que você já sabe como limpar pisos de uma maneira efetiva, confira o nosso artigo sobre: Limpeza Profissional de Cozinhas!

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba promoções exclusivas.