12 de Novembro de 2020

Dicas de limpeza doméstica: descubra como manter a casa sempre limpa!

 

Dicas de limpeza doméstica: descubra como manter a casa sempre limpa!

Fazer a faxina da casa e mantê-la em dia é extremamente importante a qualquer tempo, e essa necessidade tem ainda mais destaque em tempos de pandemia!

Contudo, essa tarefa nem sempre é fácil e, por isso, ter na “manga” algumas dicas de limpeza é essencial.

Afinal, a sua casa é o espaço em que você compartilha momentos com a família e onde você deve encontrar conforto e bem-estar. Isso somente é possível quando o ambiente está devidamente limpo e, portanto, oferece o aconchego necessário.

Mas como manter a casa limpa diante de tantas tarefas domésticas ao longo da semana e garantir que ela esteja devidamente higienizada para o bem estar de todos?

Para acabar com essas dúvidas e melhorar a efetividade da sua faxina nós separamos dicas incríveis abaixo. Continue lendo e confira!

Quais são os desafios da limpeza doméstica?

São vários os desafios que envolvem a faxina de casa e a manutenção da casa de forma limpa. Dentre os fatores que podem gerar poeira e outros tipos de sujeira estão:

     Grande circulação de pessoas;

     Realização de refeições e uso constante do fogão;

     Animais domésticos;

     Fenômenos naturais como ventanias e chuva;

     Acidentes domésticos como quedas de líquidos em superfícies diversas e outros.

As dicas de limpeza doméstica não pretendem mudar sua rotina diária, como o recebimento de visitas ou preparo de alimentos.

O que elas fazem, em verdade, é demonstrar como manter suas atividades diárias ao mesmo tempo em que a casa permanece organizada e limpa. Portanto, não se preocupe!

Além das questões citadas acima, é preciso lembrar, também, que todos os dias geramos lixo, sujamos roupas, calçados e louças. Tudo isso deve ser considerado em relação à faxina para que ela seja devidamente organizada, conforme veremos abaixo.

Como manter a casa sempre limpa? 3 dicas de limpeza infalíveis

Nós separamos algumas ótimas dicas que podem fazer toda a diferença na sua faxina. Com elas, você pode otimizar seu tempo e garantir que seu lar esteja sempre brilhando e oferecendo todo o conforto merecido.

1.   Crie um cronograma de limpeza

A primeira das nossas dicas de limpeza é a criação de um cronograma. Considere as suas atividades diárias, como elas tomam o seu tempo e como é possível enquadrar as tarefas de limpeza no seu dia a dia.

O seu cronograma de limpeza depende, igualmente, da consideração de todas as tarefas que são necessárias numa faxina. É imprescindível, ao mesmo tempo, que todos os cômodos, móveis e objetos utilizados no dia a dia sejam considerados no momento de traçá-lo.

Para isso, procure criar classificações de acordo com a freqüência em que cada uma das tarefas é necessária.

Dessa maneira, é possível organizar-se assim:

     Uma vez por semana: trocar e lavar lençóis, toalhas de banho, limpeza de azulejos e banheiros, passar pano pela casa e tirar o pó dos móveis;

     Duas vezes na semana: varrer o chão, trocar os sacos de lixo, lavar roupas e calçados;

     Diariamente: lavar a louça;

     Uma vez ao mês: limpeza de armários, geladeira e vidros.

É claro que o cronograma conforme as dicas de limpeza acima devem ser alteradas conforme a sua realidade. Por exemplo, pessoas que moram sozinhas podem lavar roupas com menor freqüência.

Por outro lado, famílias compostas por diversos membros têm maior necessidade de trocas de lixos constantes, dentre outros. Dessa forma, é importante que o seu cronograma leve em consideração a realidade da sua casa.

Com ele, é possível distribuir tarefas e programá-las dentro da sua rotina!

2.   Tenha em mãos os produtos necessários

Outra importante dica de limpeza é garantir que você tenha em mãos todos os produtos necessários para a realização da limpeza nos dias programados para ela.

Dessa maneira, procure analisar semanalmente ou mensalmente quais produtos estão em falta na sua casa e que são essenciais para a faxina. Aliás, lembre-se de escolher materiais de qualidade como os da Zuppani. Afinal, são eles que garantem a efetividade da higienização do seu lar.

Assim considere os seguintes produtos que são indispensáveis para manter a sua casa devidamente limpa e confortável:

     Para azulejos: álcool, água sanitária, limpador de limpeza pesada;

     Para roupas: alvejante, amaciante de roupas e lava-roupas;

     Para louça: detergente, esponjas, lava-louças em pasta, multiuso Power;

     Para perfumar ambientes em geral: essências e óleos e limpadores perfumados.

Todos os materiais acima citados podem ser encontrados na Zuppani, que garante a qualidade da sua faxina!

3.   Crie hábitos que auxiliam a manter a casa limpa

A última das nossas dicas de limpeza se refere à adoção de alguns hábitos importantes. Eles não só evitam a geração de sujeira, como também auxiliam no momento da faxina.

São eles:

     Evitar usar os mesmos calçados fora e dentro de casa;

     Manter a louça limpa logo após as refeições;

     Acumular certa quantidade de roupas que justifiquem a utilização da máquina de lavar sem desperdícios;

     Uso de bons produtos que diminuam suas tarefas e esforços na limpeza, como o Limpador Limpeza Pesada e a Pedra Sanitária Zupp, ambos da Zuppani.

Por que não postergar a limpeza da casa?

Seguindo as nossas dicas de limpeza, é nosso dever destacar a importância em não postergar a limpeza do seu lar, pois isso pode causar prejuízos à saúde. Também, é claro, sujeiras geram desconforto e irritação, o que não combina com uma casa que preza pelo bem-estar.

A ausência de limpeza da casa pode gerar os seguintes prejuízos:

     Alergias respiratórias e na pele pelo acúmulo de poeira e ácaros;

     Pioras em quadro de bronquite, asma, rinite e sinusite;

     Desenvolvimento de mofo, igualmente prejudicial, e outros;

Dessa maneira, é crucial que haja a organização e a criação de cronogramas para a realização da faxina, sob o risco dela ser postergada, mesmo que inconscientemente.

Além disso, torna-se cada vez mais evidente a necessidade de aplicação de produtos de qualidade como os da Zuppani, capazes de desinfetar sua casa contra qualquer tipo de bactéria, fungo e vírus, mantendo o ambiente seguro como um lar deve ser.

 

Com essas dicas, você consegue deixar sua casa sempre limpa e muito cheirosa. E agora que você já sabe como manter a  casa sempre limpa, veja o nosso artigo Truques incríveis para você limpar o seu sofá!

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba promoções exclusivas.