22 de Janeiro de 2021

Limpeza profissional de cozinhas: veja dicas valiosas para a sua casa ou seu restaurante!

 

Limpeza profissional de cozinhas: veja dicas valiosas para a sua casa ou seu restaurante!

A cozinha é um dos ambientes que mais sujam em casa, por ser um dos que mais utilizamos e consequentemente geram sujeira. Por isso, manter uma higiene adequada é fundamental e a limpeza profissional de cozinha pode auxiliar tanto as donas de casa ou de restaurantes.

E para ajudar você com isso, nesse artigo iremos te mostrar como realizar uma limpeza profissional de cozinha e dicas práticas para você mantê-la limpa. Continue lendo para saber mais!

Quais são os desafios na limpeza profissional de cozinhas em restaurantes?

A limpeza está relacionada à qualidade dos alimentos e à segurança deles. Em caso contrário, portanto, graves consequências à saúde dos clientes podem ocorrer.

Os ambientes com restos de comida, poeira e outros tipos de sujeiras são propícios para a proliferação de microorganismos invisíveis ao olho nu e, portanto, merecem muita atenção.

Outro ponto importante da limpeza profissional de cozinhas é que existem diversas regras e portarias da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que, caso não sejam observadas, podem levar até mesmo ao fechamento do estabelecimento.

Se tratando de restaurantes, dentre os principais desafios encontrados pelos gestores e donos de restaurantes para a limpeza das cozinhas estão:

     Grande circulação de pessoas (auxiliares e chefe de cozinha, garçons e outros);

     preparo de alimentos diversos;

     grande geração de lixo;

     gordura e farelos;

     acidentes comuns em que alimentos e água caem no chão.

Porém, com os produtos Zuppani, é possível manter a limpeza profissional de cozinhas de maneira impecável. Para saber como isso é possível, veja nossas dicas abaixo e acabe com todos os problemas de higienização do seu ambiente!

Como fazer uma limpeza profissional na cozinha de restaurantes e de casa?

A limpeza profissional é ideal em restaurantes para garantir a experiência do consumidor, mas as dicas utilizadas podem ser adaptadas na sua casa também.

Então, a seguir, separamos os passos que vão ajudar você a manter a sua cozinha sempre limpa.

1.   Crie um cronograma de limpeza

Primeiramente, é indispensável que a limpeza profissional de cozinhas tenha um cronograma previamente estabelecido. Isso evita que obrigações sejam esquecidas e garante que tudo sempre esteja organizado.

Limpeza diária

Todos os ambientes em que alimentos são preparados ou manipulados, devem ser desinfetados. Para isso você pode utilizar o Desinfetante de Hipoclorito de Sódio 1% da Zuppani. Aliás, sempre que possível, use produtos com cloro, que são indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como os melhores para higienizar esses ambientes.

Também, os equipamentos como grelhas, fornos e fogões, devem ser diariamente higienizados. Isso é igualmente aplicado em relação às chapas e fritadeiras. Utilize para isso outro produto da Zuppani, o Determix-AM - Detergente Amoniacal.

Além disso, é claro, o lixo deve ser retirado todos os dias para evitar a atração de animais, o desenvolvimento de maus odores e a infecção do ambiente.

Cuidados semanais

Semanalmente, é preciso desinfetar ralos, esvaziar e limpar geladeiras, freezer, e a dispensa onde são guardados os alimentos.

Ainda, a limpeza profissional de cozinhas semanal também deve ser feita nas paredes, pois há grande acúmulo de gordura e poeira ali. Um ótimo material que facilitará sua vida é o Nutrigrax – Desincrustante Alcalino, que deve ser aplicado de cima para baixo.

A higienização dos vidros e janelas deve estar na lista de atividades semanais, igualmente.

Organização mensal da limpeza profissional de cozinhas

Por fim, as tarefas de limpeza profissional de cozinhas, que devem ser feitas mensalmente, incluem a limpeza do sistema de ventilação, da caixa de gordura, do teto e da proteção das luminárias.

2. Não utilize vassoura

Embora possa parecer loucura, uma dica de higiene de ambientes é evitar o uso de vassouras. Acredite: ela somente irá atrapalhar na sua jornada da limpeza profissional de cozinhas pelo fato de levantar poeira.

Ao passar a vassoura no chão ela empurrará apenas uma parte da sujeira, sendo que outra parcela é lançada ao ar e tende a contaminar as bancadas e outras superfícies.

Assim, dê preferência ao uso de rodos e panos. Caso seja necessário, invista no uso do aspirador de pó que, diferentemente da vassoura, não levanta sujeira.

3. Aposte na esponjinha com sabão neutro

A limpeza dos utensílios de cozinha como panelas, talheres, pratos e chapas do fogo, deve ser feita com cuidado, da mesma maneira.

Para a limpeza profissional de cozinhas, a dica permanece a mesma que as usadas em lares: aposte na dupla composta pela tradicional esponjinha Zupp e o sabão neutro como os em barra da Zuppani.

Ainda em relação às esponjas, lembre-se de que elas devem ser trocadas com freqüência, principalmente em ambientes em que o número de louças é grande. Em lares, indica-se a troca a cada 10 a 15 dias.

Já em restaurantes essa freqüência deve ser bem maior, com intervalos menores de tempo. Considere, portanto, trocar a esponja a cada 5 dias no máximo, bem como higienizá-la sempre após o uso.

Como fazer a manutenção adequadamente da limpeza?

Por fim, separamos algumas outras dicas que vão auxiliar na manutenção da organização e da limpeza da cozinha. Confira.

     Restrinja a circulação na cozinha: garanta que apenas quem presta serviços dentro da cozinha circule por ali. Assim, uma boa ação é coibir a entrada de garçons nela.

     Exija o uso de calçados apropriados, bem como de uniformes e toca de cabelo.

     Escolha materiais indicados para cozinhas industriais para equipar a sua, dando preferência para materiais como aço inoxidável.

     Mantenha sempre atualizada a sua lista de tarefas, bem como distribua previamente as responsabilidades de cada um.

     Garanta uma torneira com água quente, uma vez que ela em conjunto com o detergente neutro Zupp, permite que a gordura saia de forma mais rápida de panelas e chapas.

Com essas dicas, a limpeza profissional de cozinhas se mantém sempre em dia e garante toda a higiene necessária em um ambiente como esse.

Agora que você já sabe como fazer uma Limpeza Profissional de Cozinhas, confira o nosso artigo sobre: Como limpar sua geladeira corretamente!

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba promoções exclusivas.