24 de Agosto de 2020

Treinamento de equipe: como utilizar para vender mais?

As equipes, que estão dispostas pelos setores de uma empresa, principalmente em um supermercado, funcionam como o coração do negócio, pois são diretamente responsáveis pelo funcionamento correto do fluxo de trabalho. Por isso, o treinamento de equipe é essencial para que os resultados da sua empresa sejam ainda melhores.

Assim como o coração é essencial para a saúde, as equipes também são essenciais para o negócio, e precisam estar com a “saúde” em dia, preparadas para a execução de atividades sem riscos e falhas. Logo, é possível perceber a importância de manter sua equipe sempre treinada, em seus devidos setores, respeitando e desenvolvendo suas competências e habilidades, capacitando-as de uma forma geral.

O treinamento de equipe está cada vez sendo mais procurado pelas empresas que estão buscando melhorar a sua produtividade e a motivação dos seus colaboradores, aprimorando a comunicação interna e desenvolvendo a atuação conjunta para alcançar um objetivo comum, que são as metas estabelecidas para cada setor.

O que é o treinamento de equipe?
O treinamento de equipe é uma ação que está direcionada para a evolução de todo o dia, pensando em uma unidade, tratando suas habilidades, a comunicação e o conhecimento. É um processo que está ganhando espaço nas empresas, principalmente no segmento supermercadista.

Os treinamentos possuem o objetivo de capacitar os colaboradores para melhorar as práticas de trabalho, de acordo com os setores de atuação. As equipes de vendas são treinadas com foco em aprender novas técnicas e a melhorar a comunicação com o cliente, entre outros. O mais importante é fortalecer o vínculo enquanto equipe, reforçando que o trabalho conjunto é o que traz resultados para a empresa.

Treinamento de equipe: Você sabe realizar o planejamento?
Para planejar um treinamento, é necessário realizar uma análise dos colaboradores que estão presentes no quadro do supermercado e entender quais são suas necessidades e os pontos que precisam ser trabalhados para melhorar a produtividade.

A partir desse estudo, a equipe responsável pelo planejamento do treinamento deve criar um plano de desenvolvimento, que tem como objetivo central potencializar as habilidades dos colaboradores e melhorar seus conhecimentos gerais, e específicos – mediante a sua necessidade.

Dessa forma, é possível desenvolver os colaboradores que estão precisando de um grupo específico de habilidades e competências; e os colaboradores que estão almejando um crescimento na empresa, focando na preparação para novos líderes, promovendo reciclagem para líderes mais antigos.

O plano de treinamento de equipe é uma forma de identificar de forma individual quais são as principais deficiências, e, a partir disso, criar grupos de treinamentos que tem as mesmas necessidades, desenvolvendo os profissionais, promovendo o senso de grupo, e ajudando no crescimento individual e coletivo.

Como fazer um bom treinamento de equipe?
O treinamento de equipe está diretamente relacionado ao pilar de gestão de pessoas dentro de uma empresa, já que tais práticas demonstraram eficiência no ambiente corporativo, de uma forma geral, sem segmentação de nicho.

Utilizar o treinamento como ferramenta de transformação corporativa possibilita que os colaboradores e gestores estejam a um nível acima de atuação, mais experientes e agregando mais valor em suas performances. Dessa forma, toda a empresa sente os efeitos de uma equipe bem treinada. Veja como realizar um bom treinamento.

Realize um diagnóstico e entenda as necessidades
Essa é a primeira etapa de treinamento, em que será possível entender quais são as necessidades, as habilidades e as competências que precisam ser desenvolvidas. Existem 3 tipos de treinamentos:
● Técnico: Desenvolve competências técnicas referentes à área de atuação.
● Comportamento: Desenvolve soft skills que são necessários para a equipe, como a comunicação, por exemplo.
● Habilidade: Desenvolve algumas habilidades, como a persuasão para a área de vendas.

Defina os objetivos
Após o entendimento das necessidades, chegou o momento de definir quais são os objetivos, pois eles devem ser claros para que, ao final, seja possível mensurar se o resultado foi obtido ou não. Por isso, é importante que os objetivos sejam claros.

Defina em qual formato será o treinamento
Existem alguns formatos em que o treinamento de equipe pode ser realizado. Veja quais são:
● Treinamento terceirizado (presencial): se a empresa possuir capital para realizar um investimento em uma consultoria especializada, para ministrar cursos ou palestras.
● Treinamento interno (presencial): os colaboradores mais antigos, os gestores com uma especialização, podem ministrar cursos internos para os colaboradores, partilhando vivências e conhecimentos adicionais.
● Treinamento on-line: um formato muito praticado em diversos segmentos, em que a empresa disponibiliza uma plataforma para que seus colaboradores possam se capacitar virtualmente.

Execução do treinamento em equipe

Com metodologia e formato devidamente escolhido, agora chegou o momento de “fazer acontecer”, executando o treinamento de acordo com o planejamento realizado.

Nesse momento, é muito importante o engajamento dos funcionários, pois a dedicação deles faz a diferença nos resultados que serão analisados e praticados posteriormente. Veja algumas dicas para utilizar na hora da execução dos treinamentos:
● O responsável pelo treinamento precisa estar familiarizado com a equipe que está sendo treinada, nível hierárquico, expectativas, entre outros.
● No momento do treinamento, as opiniões devem ser levadas em consideração, toda a interação é importante, até para aumentar o engajamento dos colaboradores.
● Simulações são bem vindas para que os colaboradores pratiquem as metodologias que estão aprendendo, e, caso não seja adaptável a sua realidade, que ele possa opinar e questionar, visando o crescimento.

Qual a importância do treinamento de equipe?
Para uma empresa que está almejando o crescimento no mercado, manter a rotina de treinamento da equipe, trabalhando o desenvolvimento dos seus colaboradores, é muito importante. Os colaboradores são considerados um dos “bens” mais valiosos de uma empresa, pois são eles quem fazem com que tudo aconteça. E quanto mais treinados eles tiverem, melhor será o andamento das atividades. Por consequência, menos erros e falhas ocorrerão. E com isso, as atividades serão mais consistentes, com um tempo menor de produção, já que serão executadas com segurança e conhecimento.

A empresa, treinando seus colaboradores, melhora sua produtividade, aumenta o engajamento dos colaboradores, e, consequentemente, se mantém competitiva no mercado, alcançando seus objetivos e metas.

Como utilizar o treinamento de equipe em supermercados?
O treinamento de equipes precisa atender aos requisitos do negócio em questão. Em supermercados, ele precisa compreender os setores e aplicar as melhores práticas para que os colaboradores atuem de forma mais produtiva.

Para o supermercado, é importante que não existam perdas em produtos, pois representam prejuízos financeiros, e, ao longo prazo, pode resultar em um “buraco” financeiro, que pode prejudicar as finanças a médio prazo.

Por isso, um curso direcionado para minimizar os impactos da perda de produtos, como evitar roubos, com as melhores práticas do segmento, é interessante para os colaboradores que atuam no setor de prevenção e perdas.
Existem outros cursos que podem ser interessantes para as equipes, como um direcionamento sobre as melhores práticas para novo layout para as mercadores, com uma disposição mais interessante, visando melhorar as vendas e chamar novos clientes.

Treinamentos que melhorem a comunicação verbal dos colaboradores com os clientes também são iimportante para todos os setores que tenham interação direta com o público. Isso pode melhorar a forma com que seus clientes vejam o seu negócio.

Agora que você entende como realizar o treinamento de equipe e sua importância, confira o nosso artigo sobre: Layout de supermercados: Qual a sua importância! E saiba como produzir o layout! 

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba promoções exclusivas.